Novo Avanço na Engenharia: 3D em Materiais Militares na Defesa

Supernova transforma defesa com impressão 3D de materiais energéticos revolucionários.

Supernova, uma spin-off da BCN3D, está revolucionando o campo da manufatura aditiva com a criação de uma nova unidade de negócios focada em Defesa e Espaço. Ao desenvolver um ecossistema proprietário de manufatura aditiva para materiais energéticos, a Supernova busca superar as limitações dos processos de fabricação convencionais, ampliando as capacidades dos componentes produzidos para aplicações críticas em defesa e espaço.

Tecnologia Viscous Lithography Manufacturing (VLM)

O sistema VLM da Supernova é uma tecnologia de manufatura aditiva baseada em litografia que manipula materiais com até 100 vezes mais viscosidade do que os processos convencionais. Essa inovação usa um filme transparente para transferir materiais de alta viscosidade para uma plataforma de construção, onde são curados por luz para formar peças impressas em 3D. O VLM já processou materiais de grau militar, como o Propelente Composto de Perclorato de Amônio (APCP) e a Ciclotrimetileno Trinitramina (RDX), ambos efetivos e confiáveis, mas desafiadores para processar pelos métodos convencionais.

Aplicações e Benefícios

As principais aplicações dessa tecnologia incluem motores de foguete sólidos (SRMs), onde ela melhora a eficiência de combustão e desenvolve perfis de impulso personalizados para plataformas hipersônicas de última geração. Além disso, em explosivos, aumenta o desempenho de detonação em designs específicos como cargas moldadas, e em grãos de bala, onde melhora a velocidade e reduz o peso. Os benefícios do VLM são variados e incluem alta densidade energética, propriedades estáveis e homogêneas dos componentes, liberdade geométrica no design, prototipagem rápida, além de produção sob demanda e local.

Contrato e Colaboração

A Supernova foi agraciada com um subcontrato de US$ 2 milhões pelo American Center for Manufacturing & Innovation (ACMI) para apoiar as necessidades do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) em materiais energéticos. Este contrato faz parte do Programa Piloto de Químicos Críticos do ACMI e do portfólio de Expansões de Capacidade de Manufatura e Priorização (MCEIP) do DoD. O financiamento auxiliará no desenvolvimento de fórmulas energéticas que podem ser impressas em 3D, incluindo materiais energéticos simulados e materiais militares reais.

Perguntas para Discussão

  1. Como a tecnologia de impressão 3D pode transformar a indústria de defesa?
  2. Quais são os desafios potenciais na impressão de materiais energéticos em 3D?
  3. Qual é o papel das inovações como VLM na segurança nacional?

No contexto mais amplo, este avanço faz parte de uma tendência crescente na indústria de defesa de utilizar a manufatura aditiva na produção de materiais energéticos avançados. Projetos como o financiamento de US$ 3 milhões da Virginia Tech do DoD para desenvolver materiais energéticos mais seguros e eficientes por meio da impressão 3D enfatizam a importância de técnicas de fabricação inovadoras neste campo vital. Para mais informações sobre inovações tecnológicas, veja o Instituto Brasileiro de Inteligência Artificial em institutoibia.com.br.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

“IA Redefine Energia Nuclear e Recalibra Futuro das Indústrias Globais”

Next Post

“Brasil avança em regulação de IA alinhada a padrões globais de transparência”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Read next